Buscar

Leia o Povo Preto


Leia o povo preto, letras pretas, grossas, diagonais e afiadas, pintadas em um portão branco metálico e ondulado. Abaixo uma seta apontando para baixo com os dizeres "livros aqui"

"Leia autores negros" este é um dos ensinamentos que o livro "Pequeno Manual Antirracista" da autora Djamila Ribeiro trás em suas páginas e que me serviu de inspiração para dar início a esta nova série que vem ganhando forma há um tempo na minha cabeça, mas tudo tem um momento certo pra nascer, não é mesmo?


É interessante ver as hashtags e todo o clamor na internet em torno do antiracismo, mas na real, hashtags tão longe de ser o suficiente se a gente não atacar o racismo estrutural. Como? Você que se importa de fato com esta luta precisa se informar, precisa entender o nosso ponto de vista e conhecer a verdadeira história do povo preto (não a "história oficial" racista que o sistema de ensino adota). Isto é o básico que se pode fazer. Existe uma infinidade de intelectuais, pesquisadores e autores infantis pretos que tratam sobre o assunto e durante anos sofrem com a invisibilidade de seus trabalhos, seja na construção da bibliografia das grades acadêmicas (racismo estrutural na prática) ou por "desinteresse" da própria população brasileira. É isso que vamos mudar ✊🏿🔥

.

▪️ Deixei no link da bio o endereço do Geledés, o site de uma organização que promove a defesa de mulheres e da população negra, além de vários artigos possui livros para download grátis;

▪️ Indico o site e redes sociais do Alma Preta Jornalismo que tem um conteúdo excelente;

▪️ A Amazon disponibilizou recentemente alguns livros gratuitos (chama no chat que mando o link);

▪️ Tenho outros materiais que posso compartilhar. É só chamar no chat que envio;

▪️Tem conteúdo gratuito pra indicar? Posta aí nos comentários ou vem de chat; 😘

.

"Não tenho força física, mas minhas palavras ferem como espadas. E as feridas são incicatrisaveis." (QUARTO DE DESPEJO, Carolina Maria de Jesus)


#acessibilidade Os dizeres "Leia o povo preto" em letras pretas, grossas, diagonais e afiadas, pintadas em um portão branco metálico e ondulado. Abaixo uma seta apontando para baixo com os dizeres "livros aqui"

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo